segunda-feira, 26 de abril de 2010

Encontro Estadual do PT

No último sábado(24) o PT realizou Encontro Estadual para dar início a discussão de sua tática/estratégia eleitoral e política de alianças. De forma inédita a Executiva Estadual apresentou um documento de consenso. Ao final esse documento, enriquecido por adendos advindos do debate entre mais de 200 delegados, foi aprovado por aclamação. É o PT demonstrando através de sua unidade o grau de  maturidade e senso de responsabilidade. Vejam abaixo o documento final. 

Tática Eleitoral e Política de Alianças do PT Sergipe

O Centro da nossa tática combina três tarefas:

I - Eleger a companheira Dilma Roussef – defendendo as conquistas dos dois mandatos do Governo Lula e, a partir de 2011, realizando as mudanças com mais profundidade e rapidez;

II - Reeleger o Governo Déda – com o objetivo de realizar um segundo mandato superior ao primeiro e;

III - Ampliar o protagonismo do PT – um partido que tem como horizonte o socialismo democrático precisa combinar construção partidária, luta institucional e luta social.

1. Nosso sucesso exigirá uma estratégica política capaz de promover o mais elevado grau de unidade interna e mobilização associada à formação e capacitação da nossa militância para que o debate sobre o nosso projeto possa ser feito nas ruas e para que sejamos capazes de superar os padrões de despolitização que a oposição vai tentar imprimir à sucessão estadual. A centralidade da reeleição do companheiro Déda deve orientar todos os movimentos políticos do PT.

2. O PT se construiu, cresceu e adquiriu força porque soube captar os anseios por igualdade e justiça social, lutou por eles ao lado dos movimentos sociais, sindicais e populares e elaborou um projeto político transformador para o Brasil, apesar do avanço da hegemonia neoliberal dos anos 90. Construído a partir de experiências nos parlamentos, na gestão do Poder Executivo em municípios e estados, na atuação nos movimentos sindical e popular, foi este projeto que levou Lula à Presidência da República em 2002 e em Sergipe garantiu a nossa vitória com Déda em 2006.

3. O Governo Lula está mudando substancialmente o Brasil e a vida dos brasileiros. Essa transformação é reconhecida pela população que manifesta nos índices de aprovação ao nosso governo e à atuação do nosso presidente Lula seu apoio e entusiasmo. A redução das desigualdades social e regional, a recuperação da capacidade do Estado nacional, a retomada do planejamento da infra-estrutura e o novo papel do Brasil no cenário mundial são alguns elementos dessa aprovação popular.

4. Da mesma forma em Sergipe o nosso governo liderado pelo companheiro Marcelo Déda, produz mudanças importantes visando estabelecer uma nova relação entre o poder público e a sociedade, incorporando novos valores como a participação social, políticas públicas afirmativas na área de juventude, gênero, raça e pessoas com deficiência, recuperando a máquina estatal para atender melhor uma política de inversão de prioridades onde os menos favorecidos tenham uma maior e melhor atenção do estado, valorizando o planejamento e criando uma infraestrutura capaz de alavancar o desenvolvimento de forma perene e sustentável e ao mesmo tempo garantindo avanços significativos na área social.

5. Aqui em Sergipe também a disputa eleitoral de 2010 será polarizada entre dois projetos distintos.

6. De um lado, a direita conservadora patrimonialista e anacrônica representada pelo DEM, PSDB e seus aliados, derrotados em 2006.

7. De outro, o projeto democrático popular liderado por nosso partido e implementado pelo nosso governo, limitado ainda pela herança recebida de governos conservadores, têm implementado medidas que geraram crescimento, infra-estrutura, desenvolvimento social, milhares de empregos, redução da pobreza e da desigualdade. Somos os que retomamos a esperança e a convicção de que Sergipe trilha o do desenvolvimento com distribuição de renda.

8. O ano de 2010 pode significar o prosseguimento do caminho aberto pelo nosso governo, ou a volta a um passado de uso do patrimônio público, falta de zelo com o erário e sucateamento do estado. A continuidade do nosso projeto está vinculada à nossa capacidade de fortalecer um bloco de centro esquerda e progressista, liderado pelo PT, cujo pólo hegemônico se sustenta nos movimentos sociais, intelectuais, trabalhadores, juventude e setores médios comprometidos com o projeto de desenvolvimento implementado pelo governo Déda.

9. Assim, na chapa majoritária o PT indicará o companheiro Marcelo Déda como candidato a reeleição e recomenda que na sua composição estejam representados os partidos de maior densidade eleitoral e representatividade política.

10. Este Encontro delega à Comissão Executiva Estadual a tarefa de compor uma Coordenação de Programa, objetivando construir um balanço do governo petista e formular o Programa de Governo para o novo período dentro de uma perspectiva de continuidade ativa que busca fazer do segundo governo do PT em Sergipe um governo capaz de preservar as indiscutíveis conquistas políticas, sociais e administrativas do período 2007 /2010, e de propor novos avanços, superando obstáculos e consolidando um governo de nítido compromisso democrático e popular.

11. Na complexa montagem das alianças, o PT deverá levar em conta o

objetivo de ampliar suas bancadas na Câmara de Deputados e na Assembléia Legislativa, pois o futuro governo necessitará, para implementar seu programa, de apoio parlamentar mais afinado com seu projeto em Sergipe e em âmbito nacional.

12. Para que tenhamos sucesso nessa disputa de projetos antagônicos o PT deverá constituir uma forte frente de partidos comprometidos com o nosso programa.

13. Nessa mesma direção consideramos fundamental uma repactuação da nossa aliança histórica e estratégica com os movimentos sociais, plantado em novas bases, que venha representar um novo momento na relação governo x sociedade civil organizada, baseada no diálogo e no respeito recíprocos.

14. Sabemos que não basta chegar ao governo para mudar a sociedade. É necessário também mudar a sociedade para que ela sustente, implemente, acelere, radicalize as transformações. Portanto para o PT continua imprescindível a combinação da luta institucional com a luta social, para acumular forças e construir o socialismo democrático.

EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

0 comentários:

Postar um comentário