quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Operação Todos contra a Dengue comemora resultados

A Operação Todos contra a Dengue, lançada em 14 de outubro pelo prefeito Edvaldo Nogueira, trouxe resultados positivos e importantes no controle da doença em Aracaju. A campanha, que durou aproximadamente três meses, intensificou as ações de controle da dengue de acordo com a avaliação da vulnerabilidade de alguns bairros para a circulação do vírus da doença no município em 2011.

Seguindo esse critério, os bairros Coroa do Meio, Cirurgia, Cidade Nova, 18 do Forte, Palestina, Santo Antonio, Atalaia, Siqueira Campos, Industrial e Getúlio Vargas foram classificados como bairros mais vulneráveis à circulação do vírus da dengue. Essas localidades passaram por uma avaliação histórica dos últimos 10 anos e acabaram apresentando índices mais propensos à transmissão da dengue dentro dos refereidos territórios.

Durante as 10 semanas de atuação da campanha foram desenvolvidas atividades de controle vetorial como a visitação de uma média de 5 mil imóveis por ação; vistoria de casas fechadas e abandonadas; notificação da Vigilância Sanitária a moradores de imóveis com reincidência de focos ou recusas; inspeção em todas as escolas do bairro junto com os alunos; inspeção às casas para aluguel; borrifação inseticida de pontos estratégicos (ferro velhos e borracharias); mutirões de limpeza urbana (bota fora); reforço da coleta de lixo; e aplicação de larvicidas e inseticidas.

"O enfoque do projeto Todos contra a Dengue foi de prevenir e controlar processos epidêmicos, evitar possíveis ocorrências de óbitos por dengue, através da redução da infestação pelo vetor da dengue nos bairros classificados de risco muito alto. O reforço das ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão foi o que proporcionou alcançarmos os bons números da campanha", salientou a coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Aracaju, Taíse Cavalcante.

Metas

A ação teve como uma das metas aprimorar estratégias de comunicação com a sociedade para o combate ao mosquito vetor da dengue. Em todas as semanas da operação foram feitas mobilizações da comunidade para participação nos mutirões de limpeza; palestras educativas nas escolas do bairro; montagem de laboratório na Unidade de Saúde com microscópio, larvas, mosquitos e maquetes para visitação dos alunos das escolas do bairro; montagem de maquete na Unidade de Saúde mostrando um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti e trabalhado com os alunos os cuidados necessários para prevenção; e apresentações do grupo de teatro da SMS durante a semana nas escolas do bairro.

"Intensificamos a ação educativa porque o controle da dengue depende da união de forças, dos governos e da sociedade. Cada cidadão precisa colaborar, convocando os vizinhos, familiares e amigos nessa luta. São vários os fatores que interferem e contribuem para a endemicidade da doença e só a união de forças é que poderá amenizar uma situação de epidemia. Os resultados de todos os esforços empreendidos na campanha nos trazem muita satisfação", aponta Taíse Cavalcante.

Fonte: Ascom/SMS

0 comentários:

Postar um comentário