terça-feira, 24 de novembro de 2009

A raça petista

No auge da crise política por que passou o PT em 2005, a chamada crise do mensalão, a elite conservadora brasileira imaginava o fim do Partido dos Trabalhadores. A época, um senador do PFL/DEM, de nome alemão, parecido com Hitler, e prática política de nazista, vaticinava: "vamos acabar com essa raça".

O PT respondeu inovando e ousando mais uma vez (coisa que os conservadores detestam). Pela primeira vez os dirigentes do nosso partido iriam ser eleitos pelo voto direto de seus filiados. Quase 1 milhão em todo o Brasil. O que para muitos, seria a pá de cal, se revelou o renascer do petismo. Milhares de petistas foram as urnas dando mais uma demonstração da força de um partido construído nas lutas e manifestações do povo em geral e em especial da classe trabalhadora, respondendo ao senador facista do PFL/DEM que mais uma vez eles falharam na tentativa de dizimar uma raça.

No último domingo (22) o PT voltou às urnas para escolher seus novos dirigentes. Aqui em Sergipe batemos mais um recorde de participação. Mais de 7.600 companheiros votaram e reafirmaram seus compromissos com o partido que muda o Brasil e constrói um novo Sergipe. Destes, 80% votaram em Zé Eduardo Dutra para presidente do PT nacional. Dava para ver no brilho dos olhos de cada companheiro, de todos os municipios, de todas as raças, de todos os sexos, de todas as correntes, do nosso querido governador Déda ainda convalescente, ao votar num companheiro cuja militância e liderança foram forjadas aqui entre nós nos fornos da luta sindical e no processo de redemocratização do nosso país. Nós podemos bater no peito com orgulho e gritar bem alto para todos ouvirem: o próximo presidente do maior partido de esquerda do ocidente, do partido que está mudando o Brasil para melhor, será um quadro formado pelo PT de Sergipe e que nós, com muita honra o emprestamos para ajudar a fazer a história do novo Brasil.

Da minha parte sou só emoção. A generosidade dos petistas sergipanos me elevaram pela segunda vez à condição de presidente do PT em nosso estado com o apoio de 72,3% dos votos. É muita honra. É muita responsabilidade.

Participei de um processo de disputa junto com os companheiros Iran Barbosa e Severino Bispo. Uma disputa leal, fraterna, de nível elevado como há muito não se via no nosso partido. Iran e Severino, dois quadros dos mais relevantes do nosso PT. Os dois com uma imensa folha de serviços prestados ao partido e a luta dos trabalhadores em Sergipe. Dois companheiros que só engrandeceram a nossa vitória.

O PTque sai desse debate interno dando um enorme exemplo de maturidade. Certamente é um partido mais forte e mais unido.

Agradeço do fundo do meu coração a cada um(a) dos 7.637 companheiros(as) que votaram no último domingo. Nós ajudamos a escrever mais uma bela página na história do nosso partido.

Agradeço em especial aos 5.181 companheiros(as) que me escolheram para comandar mais uma vez o PT. Tenham a certeza de que eu dedicarei minha vida ao compromisso de não decepicioná-los.

Um forte e fraterno abraço a todos e

PT saudações.

0 comentários:

Postar um comentário